Prós e contras das cirurgias plásticas associadas

Cirurgia associada ou conjugada é quando a paciente passa por duas cirurgias plásticas simultaneamente. Por exemplo: abdominoplastia e mastopexia, harmonização facial e blefaroplastia.

Como tudo na vida, também existem os prós e contras das cirurgias plásticas associadas. Quer saber quais são? Então leia até o final.

VANTAGENS

Quando a paciente passa por uma cirurgia associada, parte do conjunto de procedimentos é compartilhado entre as duas cirurgias como pré-operatório, internação, anestesia, recuperação e outros.

Dessa forma, custos e tempo de recuperação investidos são menores do que se as cirurgias fossem realizadas em momentos distintos. Esse fato colabora para que haja menos interrupção da sua vida pessoal e profissional.

Além disso, é preciso levar em conta que, em muitos casos, a realização de dois ou mais procedimentos em uma mesma operação otimiza os resultados.

DESVANTAGENS

A principal desvantagem das cirurgias associadas está ligada ao aumento dos riscos, pois, cirurgias longas demais ou que fazem intervenções em áreas muito extensas aumentam os riscos.

O CFM – Conselho Federal de Medicina determina que o médico não deve ultrapassar a modificação de mais 40% de extensão corporal em um mesmo procedimento cirúrgico.

Outra desvantagem é que há um limite máximo de tempo sob qual o paciente poderá permanecer anestesiado, que é de 6 a 8 horas. Parar estar dentro do limite de segurança, as cirurgias conjugadas não devem ultrapassar o tempo descrito.

Há também restrições quanto ao tipo de cirurgias associadas. Elas devem ocorrer, de preferência, em um mesmo local ou adjacências. Não é recomendado associar cirurgias da face com as do corpo, pois isso limitaria muito os movimentos da paciente em um mesmo período, tornando a recuperação muito penosa.

CIRURGIAS QUE PODEM SER ASSOCIADAS

Para a avaliação correta da relação benefício-risco é necessário o agendamento da consulta com o cirurgião plástico.

Agora que você já sabe mais sobre prós e contras das cirurgias plásticas associadas, agende sua consulta online gratuita clique: https://materiais.leonardogasbarro.com.br/consulta-online-gratuita

Ou ligue 31 3282-1652 ou 98899-8010 (Wzap).

Sou Leonardo Gasbarro, médico cirurgião plástico há mais de 20 anos, membro da SBCP e possuo centenas de cirurgias realizadas com sucesso.

CRM-MG 33.355 / RQE Nº: 26646