O câncer de mama é o mais do comum entre as mulheres, tanto no Brasil quanto no mundo. É uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, o que resulta em células anormais que também se reproduzem e formam tumores.
FATORES QUE PREDISPÕEM
O principal fator é a idade. As alterações biológicas trazidas pelo envelhecimento aumentam o risco da doença. 80% dos casos ocorrem em mulheres com 50 anos ou mais.
Porém, outros fatores também interferem como:
- obesidade e sobrepeso;
- sedentarismo;
- tabagismo;
- consumo de álcool;
- exposição hormonal prolongada; e
- fatores genéticos.
PREVENÇÃO
A prevenção do câncer de mama baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores. Estima-se que a união de boa alimentação e atividade física reduza em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.
DETECÇÃO PRECOCE
Embora o autoexame seja um instrumento valioso para autoconhecimento, ele não deve ser o único meio de detecção da doença.
A mamografia digital é o principal método para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Ela identifica até as lesões menores, muitas vezes, não palpáveis. A mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres a partir de 40 anos.
Com a detecção precoce, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%.
Mulher, faça a sua parte. Se cuide!
Sou Leonardo Gasbarro, médico cirurgião plástico com mais de 20 anos de experiência, membro da SBCP e possuo centenas de cirurgias realizadas com sucesso.
CRM-MG 33.355 / RQE Nº: 26646.
Mais informações pelos telefones 31 3282-1652 / 98899-8010 (WhatsApp).