Posso fazer cirurgia plástica estando acima do peso? Para essa dúvida frequente em meu consultório, não há uma só resposta. Tudo depende. Depende do quanto você está acima do peso, do tipo de cirurgia, se você tem outros fatores complicadores como tabagismo, diabetes, hipertensão etc.

A resposta dependerá de uma avaliação clínica detalhada, onde serão levados em conta os diversos fatores que compõem essa equação.

Obesidade ou o sobrepeso são motivos de risco para qualquer cirurgia, pois aumenta o risco cardiovascular, dificulta a anestesia e atrapalha a cicatrização, pois gordura em excesso tenciona a pele e os tecidos.

A OMS indica verificar o IMC (Índice de Massa Corporal), medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Porém, é apenas um parâmetro, pois não leva em conta sexo, idade, condicionamento físico e outros.

CALCULANDO SEU IMC

Portanto, para um parâmetro inicial, faça o cálculo do seu IMC multiplicando sua altura por ela mesma e depois dividindo pelo seu peso. Depois confira o resultado na tabela abaixo. Válido só para mulheres.

IMC menor ou igual a 25 (peso ideal): baixo risco

IMC entre 25 e 30 (sobrepeso): risco moderado

IMC igual ou maior que 30 (obesidade): alto risco, sendo contra indicada a cirurgia plástica

Nenhuma cirurgia plástica tem como objetivo a perda de peso, mas sim a melhora no contorno corporal, a tonificação de músculos, a retirada do excesso de pele e a correção da flacidez.

A perda de peso saudável, vem de uma mudança nos hábitos alimentares e da prática de exercícios físicos, ambos sob a orientação de bons profissionais. Em seguida entra o trabalho do cirurgião plástico, corrigindo excesso de pele, estrias e as gordurinhas localizadas, difíceis de serem retiradas com alimentação regrada e exercícios.

Sou Leonardo Gasbarro, médico cirurgião plástico há mais de 20 anos, membro da SBCP e possuo centenas de cirurgias realizadas com sucesso. Contatos: 31 3282-1652 / 98775-8010 (WhatsApp).

Agende sua consulta online GRATUITA e esclareça todas suas dúvidas clicando no link http://leonardogasbarro.rds.land/consulta-online-gratuita

Para mais informações acesse www.leonardogasbarro.com.br