Conforme a idade vai avançando, é natural que nossa pele perca elasticidade. O tônus dos músculos também vai diminuindo. Esse fenômeno é ainda mais intenso na região do rosto, onde a pele é mais fina, principalmente na região periocular, causando a pálpebra caída ou ptose palpebral.

Além da idade, outros fatores aceleram o problema, como genética, diabetes, efeitos de um AVC e até noites mal dormidas. A exposição prolongada ao sol também é um fator que prejudica.

Em algumas pessoas, principalmente as de idade elevada, o problema pode se agravar, chegando até a prejudicar a visão. Para fazer a correção da pálpebra caída existe uma cirurgia plástica chamada blefaroplastia.

A blefaroplastia é uma operação que tem a finalidade de levantar a pálpebra, recolocando-a na posição normal, impedindo-a de interferir na capacidade de visão e melhorando muito a aparência estética.

São feitas duas incisões, uma na pálpebra superior e outra na inferior. Nesses locais são feitas as retiradas de excesso de pele e de gordura. Em alguns casos mais severos, também é feito o encurtamento dos músculos que elevam as pálpebras.

Na blefaroplastia ou cirurgia das pálpebras caídas, a recuperação é simples e os pacientes pode levar uma vida perfeitamente normal após a cirurgia. Entretanto, seguir as recomendações do médico para o pós-operatório é de grande importância para o sucesso. O tempo de recuperação é de aproximadamente 2 a 3 semanas.

Importante lembrar que a blefaroplastia não resolve outras alterações nas pálpebras como olheiras, pigmentações e “pés de galinha”. Estas deverão ser tratadas com outros procedimentos tipo PeelingPreenchimento e Cirurgia de Rejuvenescimento Facial.

Para saber mais sobre a blefaroplastia, acesse www.leonardogasbarro.com.br/blefaroplastia

Sou Leonardo Gasbarro, médico cirurgião plástico há mais de 20 anos, membro da SBCP e possuo centenas de cirurgias realizadas com sucesso.

Saiba mais em www.leonardogasbarro.com.br  ou agende sua consulta pelos telefones 31 3282-1652 / 98775-8010 (WhatsApp).