A gravidez e o parto são momentos muito especiais na vida de qualquer mulher. Momentos esses que provocam muitas mudanças no corpo feminino, devido à enxurrada de hormônios e sentimentos.

Durante a gravidez, o corpo se transforma de várias formas como o aumento das mamas e da barriga, o rosto, as pernas e os pés incham e cabelos e pele ficam mais oleosos. Todas essas alterações provocam também problemas estéticos como ganho de peso, estrias, varizes, manchas na pele, celulite, entre outros.

Porém, não se assuste. É perfeitamente possível se prevenir e amenizar essas alterações, bem como retornar à forma antiga rapidamente. Por isso, preparei esse interessante artigo sobre como retomar a boa forma após a gravidez. Siga comigo até o final, são apenas 2 minutos.

ALIMENTAÇÃO

A primeira e mais importante dica para retomar a boa forma após a gravidez é não ganhar tanto peso. Deixe de lado aquela história de que grávida tem que comer por dois e pratique uma alimentação saudável e balanceada, composta por muitos legumes, verduras e frutas. A boa hidratação também é fundamental.

EXERCÍCIOS FÍSICOS

Grávidas podem e devem continuar sua rotina de exercícios. Eles são altamente recomendados para evitar excesso de peso e manter em dia as funções endócrinas, cardiovasculares e posturais. Caminhadas, natação e hidroginástica são ideais.

Porém, tudo deve ser realizado com acompanhamento profissional e respeitando as características individuais e o tempo de gestação. Após o parto, retome a rotina de exercícios de acordo com a liberação do médico.

ESTÉTICA

Para prevenir e diminuir os problemas estéticos ocorridos durante a gravidez, os procedimentos indicados são a drenagem linfática para reduzir o inchaço causado pela retenção de líquido, aplicação de cremes hidratantes na barriga e nádegas e o peeling para diminuir as manchas e a oleosidade da pele.

Três meses após o fim da amamentação ou seis meses depois do parto, no caso de não estar amamentando, tempo necessário para o organismo se recuperar e desinchar, pode-se fazer procedimentos estéticos e cirurgias plásticas.

Outro fator importante para se pensar antes de fazer a cirurgia plástica é se vai haver uma outra gravidez.

Agora que você já sabe como retomar a boa forma após a gravidez, seja feliz e curta muito a vida ao lado do seu bebê.

Sou o dr. Leonardo Gasbarro, médico cirurgião plástico há mais de 20 anos, membro da SBCP e com centenas de cirurgias plásticas realizadas. CRM-MG 33.355. Cirurgia Plástica – RQE Nº: 26646

Saiba mais em www.leonardogasbarro.com.br ou agende sua consulta pelos telefones 31 3282-1652 / 98775-8010 (WhatsApp).