Existe o mito de que não é favorável fazer cirurgia plástica no verão, devido ao calor dificultar o período de recuperação.

De fato, o calor dificulta um pouco a redução do edema pós-operatório (inchaço) e causa algum desconforto no uso de cintas de compressão, mas não passa disso. E esses problemas podem ser evitados com a realização de drenagem linfática, que reduz edemas, e o uso de cintas modernas, feitas de tecidos antitranspirantes, que aliviam o desconforto.

Em contrapartida, é no verão que a maioria das pessoas tem mais tempo para se dedicar à recuperação, devido às férias trabalhistas e escolares e ao grande número de feriados. Esse período torna mais fácil a recuperação devido à logística facilitada para o pós-operatório.

De que adianta operar nos outros meses e ter que voltar à ativa o mais rápido possível, podendo comprometer os resultados da operação? Isso sim é um grande problema. Para garantir o sucesso de uma cirurgia plástica é preciso investir em tempo de repouso e seguir bem todas as orientações médicas sobre o pós-operatório.

Outros cuidados também devem ser tomados como evitar completamente a exposição solar nos primeiros 30 dias e em seguida usar protetor solar, roupas adequadas, bonés, chapéus e óculos escuros, por pelo menos 90 dias, até que os hematomas desapareçam, O uso de fita de micropore, em dupla camada, também é importante para a proteção da cicatriz.

A boa hidratação é fundamental para a recuperação, ainda mais no verão. É necessário ingerir mais de três litros de água por dia nos primeiros dias, evitando a hipotensão, que pode ser potencializada pelo calor.

Agora que você já sabe como é possível fazer cirurgia plástica no verão, agende sua consulta de avaliação e aumente sua autoestima.

Sou Dr. Leonardo Gasbarro, médico cirurgião plástico há mais de 20 anos, membro da SBCP e com centenas de cirurgias plásticas realizadas.

Saiba mais em www.leonardogasbarro.com.br e agende consulta pelos telefones 31 3282-1652 / 98775-8010 (WhatsApp).