Com o passar do tempo, nossa pele vai perdendo elasticidade devido à diminuição das fibras de colágeno e elastina. Fatores genéticos podem atrasar ou antecipar esse processo. Mulheres padecem ainda mais desse mal em função da grande produção hormonal e das mudanças frequentes no corpo feminino. Além disso a exposição solar, uso de cigarros, estresse e a poluição acentuam ainda mais o envelhecimento.

Entretanto, existem hábitos saudáveis que retardam o processo de envelhecimento e, por consequência, a flacidez. Por isso, preparei esse interessante conteúdo com dicas para a prevenção da flacidez na pele. Se você já apresenta sintomas ou quer retardar ao máximo a flacidez, leia com atenção até o fim.

 HIDRATAÇÃO

A boa hidratação colabora na manutenção da elasticidade, pois renova as fibras de colágeno, mantendo a pele firme e tonificada.  Além disso, ajuda na circulação evitando a retenção de líquidos. Hidrate-se bem, com pelo menos 2 litros ao logo do dia.

 ALIMENTAÇÃO

Alimentação rica em proteínas. A proteína é o principal elemento que constitui os músculos e que auxiliam na sustentação da pele. A ingestão carnes, peixes, ovos, leguminosas, folhas verde escuras, leite e derivados. Além dos alimentos acima, a gelatina e as frutas cítricas ajudam na absorção das proteínas.

 HÁBITOS SAUDÁVEIS

A prática de exercícios físicos, principalmente a musculação, fortalece os músculos e tonifica a pele, ativa a circulação e reduz os radicais livres (que estão intimamente relacionados ao envelhecimento). Exercícios aeróbicos também colaboram, mas sem exageros. Evite totalmente o fumo e se for consumir bebidas alcoólicas, faça com moderação.

Agora que você já conhece as dicas para a prevenção da flacidez na pele, ponha-as em prática.

Se todos esses bons hábitos não forem suficientes para segurar a flacidez pelo tempo desejado, procure a orientação de um bom cirurgião plástico. Existem procedimentos minimamente invasivos como o preenchimento com ácido hialurônico, os peelings e as cirurgias plásticas que oferecem ótimos resultados como o lifting facial, a blefaroplastia, a rinoplastia, dentre outras.

Sou o dr. Leonardo Gasbarro, médico cirurgião plástico há mais de 20 anos, membro da SBCP e com centenas de cirurgias plásticas realizadas.

Saiba mais em www.leonardogasbarro.com.br ou agende sua consulta pelos telefones 31 3282-1652 / 98775-8010 (WhatsApp).