MITOS DA CIRURGIA PLÁSTICA

As plásticas estão entre as cirurgias mais realizadas no Brasil e no mundo, sendo o nosso país o vice-campeão no número de realizações. Entretanto, o tema é cercado de especulações e informações falsas que circulam de boca-a-boca. Por isso, para esclarecer o assunto de uma vez por todas, preparei esse interessante artigo sobre os mitos das cirurgias plásticas. Confira.

  • Cirurgia plástica é coisa só de mulher.

Realmente, o número de mulheres que realizam as cirurgias plásticas é maior, mas essa diferença vem caindo. Nos últimos anos, o número de homens que se submeteram a cirurgias plásticas quadruplicou, de acordo com os dados da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Os homens têm realizado cada vez mais procedimentos como lipoaspiração, blefaroplastia, abdominoplastia, ginecomastia e outros.

  • A prótese de silicone serve para levantar mamas caídas.

Pelo contrário, o aumento no volume das mamas (função da prótese) pode até piorar a ptose (queda). A cirurgia correta para levantar as mamas é a mastopexia ou lifting de mama, que, além de elevá-las, reposicionam as aréolas e mamilos fazendo com que voltem à posição original, devolvendo o aspecto de jovialidade.

 

  • Anestesia geral é menos segura que a local.

Mais um mito a ser desvendado. O anestésico utilizado na geral é até menos tóxico que o da anestesia local. Nesse caso, o mais importante é escolher um anestesista com larga experiência e que o paciente esteja em boas condições de saúde. Isso é o que mais reduz possíveis complicações.

 

  • Cirurgia plástica só serve pra melhorar a aparência.

Ledo engano. Existem diversas plásticas cujo objetivo é reparar ou melhorar alguma deficiência, como por exemplo a rinoplastia que melhora a respiração, a reconstrução mamária que devolve a autoestima de mulheres que tiveram câncer de mama, a cirurgia do lábio leporino, dentre outras.

 

  • Lipoaspiração serve para perder peso.

É um grande mito, mesmo porque, para se realizar essa cirurgia, o paciente tem que estar próximo ao peso ideal. A lipoaspiração é indicada para reduzir pequenos excessos de gordura difíceis de retirar com dietas e exercícios.

Além desses, temos vários os mitos da cirurgia plástica. Não confie em inverdades espalhadas pelo boca-a-boca. Escolha bem o seu cirurgião plástico e confie somente nele.

Sou o Dr. Leonardo Gasbarro, cirurgião plástico, membro da SBCP há mais de 20 anos, e com centenas de cirurgias de sucesso no currículo.

Saiba mais em www.leonardogasbarro.com.br  ou agende sua consulta pelos telefones 31 3282-1652 / 98775-8010 (WhatsApp).